As cinco forças do movimento verde (EELV, Generaciones, Movimiento de Progresistas, Urgencia Ecología e Límite Ecología) esperam validar seu projeto em julho e planejam eleger seu candidato nas eleições primárias de setembro para a disputa pelo Palácio do Eliseu, em abril do próximo ano.
O líder do EELV (Europe Ecology The Greens) Julien Bayou celebrou a iniciativa e o trabalho conjunto dos participantes.
A plataforma Ecology 2022 é um site na Internet destinado a receber contribuições da sociedade civil a partir de amanhã.
Incluído no setor de esquerda, que muitos gostariam de ver com um único candidato, o movimento verde parece optar pelo momento pelo seu próprio candidato nas eleições presidenciais, para as quais as pesquisas apontam para uma reedição do duelo entre Emmanuel Macron e o líder da extrema direita, Marine Le Pen.
Os ambientalistas tiveram bons resultados no Parlamento Europeu de 2019 e nas eleições municipais do ano passado, nas quais, com o apoio da esquerda, triunfaram nas importantes cidades de Marselha, Lyon, Bordéus, Estrasburgo e Tours. Bayou, Sandrine Rousseau e Eric Piolle são considerados figuras presidenciais.
jcm/wmr/jcfl