O Dia Internacional do Trabalhador, precedido dos dias do VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba, centrará suas atividades nas transformações econômicas pelas quais passa o país, segundo a convocatória publicada no jornal Granma.
Os acordos da nomeação, agendados para os dias 16 a 19 de abril, constituirão uma bússola para os trabalhadores no esforço de seguir avançando na implementação das profundas mudanças propostas, no âmbito da atualização do Modelo Económico e Social de Desenvolvimento Socialista, afirmou. adiciona.
‘Nós trabalhadores estamos cientes de que estamos perante um cenário complexo e desafiador, caracterizado pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro criminoso, injustificado e desumano imposto unilateralmente pelo Governo dos Estados Unidos (…) ao qual se somam os efeitos de uma global pandemia ‘, acrescenta o apelo.
Ambos os fatores impactam em uma forte contração da economia e na escassez do mercado interno, o que provoca a alta dos preços e a queda do poder aquisitivo dos salários, além da paralisação ou intermitência dos processos de produção industrial, afirma.
‘Para superar esses obstáculos, somos estimulados pela profunda convicção de que só tem direito ao triunfo quem luta, resiste e não se entrega, além do consenso forjado de que o sucesso da estratégia econômica concebida só é possível com mais gestão criativa e eficiente. inovadora ‘.
A CTC também pediu no dia 1 de maio um reconhecimento aos trabalhadores da Saúde e Ciência por sua dedicação e contribuição para cuidar da vida de cubanos e cidadãos de mais de 46 países no mundo. Da mesma forma, destacou o compromisso dos setores primários do país; incluindo professores, artistas e escritores.
mem / ebr / glmv