Apesar da retomada desse ciclo, a taxa de internação de leitos em unidades de terapia intensiva pelo patógeno continua elevada, acima de 88%.
Iniciada no dia 15 de março, a fase emergencial – mais rígida que a vermelha – terminou neste domingo.
Na prática, é permitido o retorno a atividades presenciais em escolas das redes pública e privada, desde que os municípios autorizem.
Professores da rede foram convocados na semana passada para fazer testes sorológicos antes de retornar.
De acordo com a secretária territorial de Educação, Rossieli Soares, os centros estaduais vão aproveitar esta segunda-feira e amanhã para orientações, conversas com as famílias e organização da comunidade escolar.
‘As escolas que já estão abertas trarão outro público a partir do dia 14 de abril com o atendimento às aulas propriamente ditas’, afirmou.
Além disso, com o novo período, haverá a abertura de alguns serviços essenciais que estavam proibidos e de competições esportivas profissionais.
O governo do território acatou os novos protocolos elaborados pelo Ministério Público e pela Federação Paulista de Futebol, bem como divulgou a retomada do Campeonato Paulista.
Com esse período, o funcionamento de bares, restaurantes, academias e salões de beleza, bem como festas religiosas presenciais, continua proibido.
O toque de recolher também é mantido das 20:00 às 05:00 hora local do dia seguinte.
Da mesma forma, o teletrabalho e horários alternados são recomendados para os setores de serviços, comércio e indústria.
O cumprimento da limitação de movimentação continua a ser fiscalizado por um grupo de trabalho composto por integrantes da Vigilância Sanitária, da Polícia Militar e da Defesa e Defesa do Consumidor.
São Paulo acumula até o momento 82 mil 917 mortes e 2 milhões 643 mil 534 infecções pela Covid-19, enquanto o Brasil em geral registra 353.137 mortes e 13.482.023 infectados.
mem/ocs/kl