Seu novo alerta foi enquadrado em uma ocupação atual de 80% dos leitos disponíveis, dos quais 53 correspondem a infectados pelo vírus SARS CoV-2, causador da doença e congestão sintomática em portas para diagnósticos em hospitais estaduais e serviços móveis de emergência.
Pontet destacou, a esse respeito, o apelo do Ministério da Saúde Pública para devolver prontamente os cilindros de oxigênio usados para enchê-los e monitorar os medicamentos aplicáveis em abastecimento crítico.
O Sistema Nacional de Emergências informou um total de 32.903 convalescentes ativos, sendo 485 no CTI, e no dia a confirmação de 3.274 novos casos e 48 óbitos com os quais subiram para 1.462 em um ano de pandemia.
A redução drástica da mobilidade é uma das principais recomendações dos sindicatos médicos e do Grupo Consultivo Científico Honorário (GACH) que se reunirá hoje para analisar a situação de saúde do país.
Quase um ano após sua constituição, o GACH considera que o país vive o pior momento da pandemia e observa os primeiros sinais de sobrecarga no sistema de saúde.
mem/hr/kl