Um gerente da refinaria de Banias, citado por aquele médium, revelou que a instalação começou a operar depois de estar sem operação por falta de petróleo desde 9 de março.
A partir desta segunda-feira, o mercado nacional será abastecido com quantidades adicionais de gasolina, diesel e gás nacional, o que amenizaria a crise atual, explicou.
A grande dificuldade com derivados de petróleo na Síria levou o governo a limitar cada veículo a apenas 20 litros de gasolina por semana, além de adotar o sistema de mensagens de texto para estocar para evitar longas filas nos postos.
Decidiu também minimizar a presença de trabalhadores em ministérios e entidades públicas devido à paralisação parcial do transporte público.
De acordo com autoridades sírias e mídia internacional, os Estados Unidos e Israel aumentaram os ataques em alto mar contra os petroleiros dirigidos a esta nação árabe.
O objetivo, denunciaram, é agravar a crise dos hidrocarbonetos gerada pelas sanções econômicas e pela ocupação de mais de 90% do território onde estão os poços de petróleo.
A Síria produziu mais de 380.000 barris de petróleo bruto um dia antes da guerra em 2011 e, devido à ocupação e atos terroristas, esse número caiu para apenas 18.000, enquanto o país precisa de mais de 146.000.
jf / fm / glmv