Segundo a Petroecuador, no caso do diesel o valor aumentou de 1,40 para 1,44 dólares por galão, enquanto a gasolina extra e ecopaís passou de 1,83 para 1,91 e a sugestão é colocar o custo do super em 3,17 dólares por galão.
A medida estará em vigor até 11 de maio e faz parte do sistema de faixas para os derivados do petróleo bruto, aplicado pelo executivo desde maio de 2020, sete meses após os protestos populares de outubro de 2019, cujo gatilho foi um decreto que liberalizou os preços dos combustíveis, que foi revogado após 11 dias de manifestações.
Para aplicar a regulamentação atual, em vigor desde julho de 2020, a administração central assegurou que a regulamentação busca atingir os valores internacionais dos derivados de petróleo bruto e reduzir gradualmente o subsídio.
Por seu lado, grupos de transportadores se opõem à determinação, pois ela afeta sua renda e considera que contribui para aumentar o preço dos bens de primeira necessidade.
Nas redes sociais também há múltiplas mensagens de rejeição do aumento, consideradas como uma amostra das regras neoliberais do governo atual.
mem/scm/bm