O tribunal eleitoral declarou com firmeza os resultados das eleições para as 84 cadeiras da Assembleia Legislativa, as 20 do Parlamento Centro-americano (Parlacen) e os 262 governos municipais deste país.
Noel Orellana, magistrado do TSE, confirmou que o prazo para as impugnações já expirou e anunciou que as novas credenciais serão entregues na próxima quinta-feira, 15 de abril.
Entre os recursos avaliados pelo órgão eleitoral, são múltiplos os pedidos de abertura de urnas em territórios onde a margem de votos entre os candidatos era muito estreita.
Segundo dados oficiais, o partido governista Novas Ideias obteve 56 deputados, 10 deles em coligação com a Grande Aliança pela Unidade Nacional (GANA), formação que levou Nayib Bukele à presidência da República.
O Alianza Republicana Nacionalista (Arena) conquistou 14 cadeiras, quatro delas em coalizão com a Democracia Salvadoreña e uma com o partido Concertación Nacional (PCN).
O GANA venceu cinco concelhos, a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) venceu quatro, o PCN dois, enquanto Nuestro Tiempo, Democracia Cristiana e Vamos atingiu uma cada um.
Com esta correlação na Assembleia, o partido no poder poderá governar sem ter de concordar com a oposição, que corre o risco de se tornar irrelevante, como já o definem Bukele e os seus apoiantes.
jcm / cmv / db