24 de February de 2025

NOTICIAS

Governo da Costa Rica destina ajuda monetária aos atletas

Governo da Costa Rica destina ajuda monetária aos atletas

San José 13 Abr (Prensa Latina) O governo da Costa Rica destinou 370 milhões de colones, cerca de US $ 612.000, por meio de bolsas de estudo para ajudar atletas e para-atletas a desenvolver suas habilidades em diferentes modalidades esportivas.

Apesar do difícil contexto atual, não deixamos de trabalhar em coordenação para fazer avançar o sonho dos atletas de chegar ao topo e continuar a trazer alegria para toda a Costa Rica, disse o Presidente Carlos Alvarado, no ato de entrega das bolsas, realizado no Centro Esportivo de Belén, na província de Heredia.

Depois de elogiar os esforços dos atletas nesta situação devido à pandemia Covid-19, Alvarado garantiu que ‘vocês são a amostra viva e um exemplo que com disciplina, perseverança, esforço e dedicação é possível alcançar resultados que todos nós orgulhamos nós mesmos. ‘

Por sua vez, a Ministra do Esporte, Karla Alemán, indicou que além do valor mensal em dinheiro, os atletas e paratletas contam com atendimento gratuito oferecido pela Clínica de Saúde Esportiva e pelo Ginásio de Condicionamento Físico do Instituto Costarriquenho de Esporte e Recreação.

O anterior, especificou, nas áreas de metodologia desportiva, medicina geral, fisioterapia, nutrição, psicologia e treino em preparação física, bem como o parecer da Comissão Nacional Antidopagem.

Durante a atividade informaram que as bolsas para 117 atletas -59 homens e 58 mulheres, de 22 modalidades- foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Desportos e Recreação na sua sessão de 18 de março, e para o período de março a dezembro deste ano.

Isto, em resposta à nomeação de atletas pelas entidades desportivas de representação nacional.

O valor mensal das bolsas varia de 50.000 a 800.000 colones – entre US $ 85 e US $ 1.325 – dependendo se são atletas seniores ou juniores, subdivididos em top, elite, internacional, avançado ou em ascensão.

A lista é liderada por atletas classificados ou em vias de fazê-lo para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020, entre os quais se destacam a velocista Andrea Vargas, o ciclista de estilo livre Kenneth Tencio e a surfista Brisa Hennessy, além do paratênis Steven Román e a para-nadadora Camila Haase.

Os membros da Comissão Permanente de Seleções Nacionais analisam uma segunda lista de atletas e paratletas a ser incorporada em breve ao processo, a fim de completar o investimento para as 2021 bolsas esportivas.

mem/ale/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES