‘Não deixe aquele homem (Bolsonaro) negociar o futuro da Amazônia, ele declarou guerra contra nós, os povos indígenas, contra a democracia, divulga Covid-19, divulga mentiras e ódios’, denuncia a APIB em vídeo gravado em Inglês que circula nas redes sociais.
Com o audiovisual, que mostra imagens da redução das massas florestais e do Bolsonaro, pretende-se alertar Biden sobre os pactos climáticos.
Segundo as imagens, o ocupante da Casa Branca trabalha em um ‘acordo secreto’ com os ex-militares para destinar recursos ao combate ao desmatamento.
‘As negociações acontecem longe dos olhos da sociedade civil, o governo brasileiro comemora essas negociações’, alerta a APIB.
O vídeo também questiona: ‘É a Amazônia ou o Bolsonaro. Você não consegue conciliar os dois. De que lado você está?’
A gravação também pede ao presidente dos Estados Unidos que ouça as pessoas que vivem na Amazônia se tiver interesse em ajudar.
A hashtag #AmazonOrBolsonaro ainda entrou nos assuntos mais comentados do Brasil na véspera.
Bolsonaro participará na próxima semana de uma cúpula virtual sobre mudanças climáticas organizada por Biden.
Em meados de março, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deu a entender a possibilidade de acordos durante uma videoconferência que realizou com o representante de Biden para as mudanças climáticas, o ex-secretário de Estado John Kerry.
Salles disse que o Brasil poderia reduzir a devastação na Amazônia em 40% se recebesse cerca de um bilhão de dólares.
Em 2020, o desmatamento na Amazônia atingiu 11.888 quilômetros quadrados, a maior área registrada nos últimos 12 anos. Houve um crescimento de 9,5% em relação a 2019.
mem/ocs/kl