No Fórum da Cidade Comunal e do Governo Popular Revolucionário realizado ontem pelo Ministério do Planejamento, foi destacada a importância desta forma de organização a nível microssocial, que é a base para o desenvolvimento do país.
O encontro virtual esteve a cargo dos ministros Ricardo Menéndez e Noris Herrera, bem como do deputado Luis José Marcano e da antropóloga Isis Ochoa.
O Ministro do Planejamento, Ricardo Menéndez, destacou que o Plano da Pátria estabelece em seus objetivos que existe um sistema econômico que tem sua origem neste tipo de organização social, que contribui para a transformação de um governo baseado no Poder Popular.
Ele destacou que em meio à guerra, ao bloqueio e às medidas coercitivas unilaterais, o governo continua apostando neste tipo de gestão, o que se traduz no reconhecimento dos homens e mulheres que fazem a vida nas comunidades venezuelanas.
Noris Herrera, Ministro das Comunas e Movimentos Sociais, afirmou que este é um momento importante para continuar trabalhando com ações concretas para o povo.
Ochoa acrescentou que eles deveriam ser espaços de inclusão, cujo trabalho deveria ser reforçado porque constituem o suporte de um modelo de participação popular, onde as ações coletivas têm o maior peso.
Esta lei orgânica visa a criar um novo modelo organizacional, social e produtivo que sirva para a diversificação da economia nos territórios e para avançar em direção à criação de Cidades Comunais no país.
jha/ycv/vmc