De acordo com um estudo da organização, que analisa a qualidade do ar, os grandes barcos de recreio estão atracados na cidade portuária há algum tempo por causa da pandemia de Covid-19 e muitas vezes ligam seus motores para gerar eletricidade durante a noite.
O resultado deste cenário é uma poluição semelhante no período de confinamento ao que teria sido causado pelo tráfego de automóvel regular, ressaltou ele.
Segundo o diretor da Atmosud Dominique Robin, o uso de motores para manter a eletricidade em navios de cruzeiro atracados afeta a qualidade do ar. O confinamento da primavera de 2020 na França teve um impacto ambiental favorável em Marselha, mas a cessação das operações de grandes navios de turismo mudou tudo.
Ativistas locais como Elisabeth Pelliccio montaram equipamentos para capturar a poluição do ar na cidade do sul, a segunda mais populosa do país, e alertaram sobre o fenômeno.
À noite as medidas flutuam muito e não por causa de veículos ou caminhões no meio das restrições da Covid-19, portanto a única coisa que resta considerar são os navios de cruzeiro, disse Pelliccio, citado pela Franceinfo.
Os representantes de navios de cruzeiro admitiram a poluição causada e asseguraram que estão trabalhando para reduzi-la.
ga/wmr/bm