A nomeação, que correrá em Barcelona até o próximo dia 23, é uma das primeiras do género a receber público nas salas de exposições, embora os seus organizadores tenham confirmado o estrito cumprimento das atuais medidas sanitárias.
Entre os anúncios em cartaz estão os filmes Mamá María, dirigido por Jean-Paul Salomé e estrelado por Isabelle Huppert, ambos artistas com presença confirmada no evento.
Eles também vão chegar às telonas com a seleção oficial Penguin Bloom, de Glendyn Ivin, Shadow, de Bruno Gascon, Dreams of a writer in New York, de Philippe Falardeau, e The good traitor, de Christina Rosendahl.
Além de Salomé e Huppert, o festival conta com a presença de outras figuras renomadas como o ator Johnny Depp, Carmen Chaplin e Javier Cámara, e os diretores Steven Bernstein, Fernando Trueba e Fernando Colomo. Os diretores Kiyoshi Kurosawa, Massoud Bakhshi, Philippe Falardeau e Nicolas Winding Refn participarão das atividades do evento.
De acordo com o programa BCN FILM FEST, a homenagem a Chaplin consiste na exibição de várias das suas produções na secção essencial, dedicada aos clássicos da arte.
A seleção propõe sete curtas-metragens e dez filmes, entre Luzes da Cidade, Tempos Modernos e O Grande Ditador.
Como nas edições anteriores, o evento também contará com as seções Cinema amb Gràcia (especializado no gênero comédia), Zona Aberta, Screen Art e uma seção dedicada ao cinema de um país convidado: o Japão da CineAsia.
Vários cinemas da cidade receberão as exibições, enquanto outros espaços receberão as atividades colaterais do programa.
jf / ypp / fav