5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba-Granada: laços de solidariedade frutíferos

Cuba-Granada: laços de solidariedade frutíferos

Havana, 15 abr (Prensa Latina) Cuba e Granada, que hoje comemoram 42 anos de relações diplomáticas, mantêm um laço intenso de cooperação e solidariedade, interrompido apenas em 1983 pela invasão militar estadunidense naquela ilha do Caribe Oriental.

Os laços bilaterais começaram apenas 30 dias depois que o Movimento Nova Joia (NJM), liderado por Maurice Bishop, derrubou o regime repressivo de Eric Gairy em 13 de março de 1979, e anunciou inúmeras medidas populares.

Imediatamente assediado pela então administração americana de James Carter, o novo governo granadino solicitou e recebeu assistência econômica de vários países.

Cuba e Granada, que abriram embaixadas em St. George’s e Havana, concordaram com um extenso programa de cooperação técnica, que começou com a entrega do primeiro de 10 barcos de pesca, chamado ‘Manzanillo’, convertido em uma escola flutuante para jovens granadinos.

Funcionários da Divisão de Pesca do Ministério da Agricultura da época destacaram a contribuição cubana como um estímulo ao projeto de Bishop de criar um setor estatal moderno para a indústria pesqueira.

Desde o primeiro ano desse processo político também veio a primeira brigada médica cubana, uma reiterada colaboração de médicos e enfermeiros, especialmente durante as emergências naturais e a atual pandemia de Covid-19, partindo como um símbolo dessa ajuda para o Hospital Geral da ilha.

As autoridades de Granada, um país com 113.000 habitantes, destacaram especialmente a colaboração cubana em saúde, educação – que inclui bolsas de estudo para jovens granadinos – e construção civil, sendo o símbolo esta última o Aeroporto Internacional Maurice Bishop, para impulsionar a indústria do turismo.

O governo de Granada participa, como Cuba, de organizações de integração regional como a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-População (ALBA-TCP), a Comunidade do Caribe (Caricom) e a Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac).

Em todos os fóruns internacionais, Granada – juntamente com a quase unanimidade dos países membros das Nações Unidas – tem exigido o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba.

As estreitas relações bilaterais mostram benefícios mútuos para ambos os países neste 42ú aniversário, que está sendo comemorado em condições difíceis para todo o planeta.

mem/jl/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES