Arqueta disse que em, pelo menos, três desses territórios a variante detectada no Brasil é predominante em 80% a 90% dos casos positivos e já chegou a Montevidéu e Canelones, as regiões mais populosas do país.
Também advertiu que o vírus conhecido como P1 é 2,5 a três vezes mais contagioso do que o vírus original, e o Ministério da Saúde exortou as pessoas a tomarem precauções pessoais extremas.
Enquanto isso, o Sistema Nacional de Emergência relatou dois números máximos para o dia, com 4.412 novos casos positivos e 19 mortes, para um total de 32.136 pacientes ativos e 1.726 mortes durante o curso da pandemia.
Segundo o funcionário, a situação na terapia intensiva era complicada no momento, com 509 pacientes hospitalizados para o Covid-19, mas a Sociedade de Medicina Intensiva reiterou que a capacidade está começando a se saturar e algumas enfermarias hospitalares atingiram limites de capacidade.
O Uruguai apresenta uma taxa de positividade de 23,42% e se tornou o país americano com o maior número de mortes de Covid-19 por milhão de habitantes.
mgt/hr/bm