No último dia, o novo Comitê Central eleito na véspera pelos 300 delegados ao fórum, representando mais de 700 mil membros da organização governante em Cuba, realizará sua primeira reunião plenária.
O Comitê Central estará encarregado hoje de eleger os principais cargos do PCC para o período 2021-2026.
Raúl Castro, atual primeiro secretário do PCC, anunciou que não vai continuar nessa posição.
Quando apresentou seu Relatório Central ao conclave em 16 de abril, ele disse que conclui ‘com a satisfação de ter cumprido seus deveres, a confiança no futuro da Pátria, com a convicção meditada de não aceitar uma proposta para me manter nas mais altas posições da organização partidária’.
Ele afirmou então que continuará ‘militando como mais um combatente revolucionário, pronto para dar minha modesta contribuição até o final de minha vida’.
No dia anterior, o congresso aprovou várias resoluções, entre elas a que atualiza a conceituação do Modelo Social e Econômico de Desenvolvimento Socialista Cubano.
Tal documento endossa o propósito de construir uma sociedade com a visão de uma nação soberana, independente, socialista, democrática, próspera e sustentável.
Reconheceu a propriedade socialista de todo o povo sobre os meios fundamentais de produção como a principal forma do sistema socioeconômico.
Ao mesmo tempo, reconhece e exige a diversificação das diferentes formas de propriedade e gestão que estão adequadamente inter-relacionadas.
Aponta o aumento do padrão e da qualidade de vida como objetivo prioritário permanente, com ênfase na segurança alimentar e energética, educação e saúde.
Também foram adotadas 201 diretrizes sobre os principais rumos do trabalho até 2026, a fim de canalizar as prioridades da economia.
O fórum adotou resoluções sobre o funcionamento do Partido e o trabalho ideológico, assim como sobre a política de seleção, treinamento e promoção de quadros.
‘Estamos inspirados. Muitas idéias valiosas surgiram nas comissões’, assinou o presidente Miguel Diaz-Canel, membro do Bureau Político do PCC em sua conta no Twitter.
ool/glmv