Em mensagem dirigida a Raúl Castro e aos delegados da reunião de cúpula dos comunistas cubanos, o coordenador nacional daquele partido mexicano, Alberto Anaya, lembra que o congresso se realiza em um momento especial de crise sanitária e econômica e em condições particularmente complexas para a Revolução Cubana.
Consideramos que o simples fato de solicitar uma análise da agressão imperialista, dos efeitos que o perverso e criminoso bloqueio tem sobre o bem-estar material do povo cubano e as propostas de renovação econômica e política que Cuba propõe, é uma demonstração dos valores ideológicos e éticos que norteiam nosso partido irmão.
Ressaltou que as resoluções, os planos do governo e a entrada de uma renovação geracional, entre outros, são sinais de força, confiança na militância e vontade de luta que têm caracterizado historicamente a Revolução Cubana.
Anaya transmitiu os melhores votos de seu partido ao PCC para que o sucesso do Congresso se traduza em bons resultados, novos caminhos de esperança e vitória e que com a mesma moral que os levou a derrotar os mercenários de Girón, cujo 60ú aniversário é comemorado hoje.
Finalmente, ele expressou sua esperança no início de uma nova etapa da Revolução que derrote os novos mercenários ideológicos e continue sendo um exemplo de internacionalismo para todos os cidadãos do mundo que lutam por um mundo melhor.
mem/lma/bm