O processo começou no dia anterior na província de Guayas, onde 40 parlamentares, incluindo diretores e suplentes, receberam o documento que os credencia a servir no período de 2021-2025.
A cerimônia de abertura foi liderada pela presidente da CNE Diana Atamaint, pelo vice-presidente da CNE Enrique Pita, pelo presidente do Conselho Provincial Eleitoral de Guayas Julio Candell e pela conselheira Esthela Acero.
No evento Atamaint lembrou que os novos funcionários foram eleitos nas eleições gerais realizadas em 7 de fevereiro, em um processo participativo e pacífico.
Por sua vez, o legislador recém-credenciado Xavier Jurado, disse que eles são chamados a defender os interesses da província, apesar das adversidades existentes.
Zamora Chinchipe foi a segunda província do país onde ocorreu a entrega, registrada no âmbito do calendário eleitoral para as eleições de 2021.
O cronograma inclui quatro dias para completar o credenciamento, além dos parlamentares do exterior e dos cinco parlamentares andinos.
A nova Assembleia Nacional deverá ser instalada em 14 de maio e sua primeira sessão deverá ser presidida pelos três legisladores nacionais que tiveram o maior voto: Pierina Correa (UNES), Salvador Quishpe (Pachakutik) e Wilma Andrade (Izquierda Democrática).
agp/scm/bm