Em uma entrevista coletiva, Montero disse que este será um dos anúncios a serem feitos amanhã pelo presidente do Executivo espanhol, Pedro Sánchez, durante a XXVII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, a ser realizada na vizinha Andorra.
‘A Espanha disponibilizará vacinas para a América Latina o mais rápido possível’ para enfrentar a emergência sanitária, ressaltou a porta-voz do Palácio Moncloa do governo.
‘Nós o fazemos porque o acesso às vacinas tem que ser equitativo e universal e porque, de fato, no início do ano a Espanha já adotou um plano de vacinas solidárias’, argumentou ela.
Montero explicou que a vontade do Governo é coordenar esta ação com a UE, com o objetivo de que os preparativos contra o coronavírus SARS-CoV-2, que causou a pandemia de Covid-19, cheguem o mais rápido possível às nações mais necessitadas.
Ela também esclareceu que as incidências relativas ao plano de entrega das vacinas pelas diversas empresas farmacêuticas serão levadas em consideração ao aplicar o compromisso com a América Latina.
Segundo o oficial, a prioridade da Cúpula de amanhã em Andorra, um microestado localizado entre a Espanha e a França, é responder à dupla crise sanitária e socioeconômica causada pela pandemia e estimular a recuperação dos países ibero-americanos.
mem/edu/bm