Andorra, microestado europeu de apenas 77 mil habitantes e localizado entre Espanha e França, acolhe esta quarta-feira a XXVII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.
Devido à pandemia, seus anfitriões propuseram um formato híbrido em que apenas líderes de quatro dos 22 países membros viajassem para o Principado: Espanha e Portugal, devido à proximidade geográfica, e Guatemala e República Dominicana, a anterior e próxima sede do evento.
Os demais líderes latino-americanos intervirão por videoconferência na sessão plenária do fórum de Andorra, o mais recente e menor membro da também conhecida como Comunidade Ibero-americana de Nações.
Durante os eventos que antecederam a nomeação, vários líderes criticaram a desigualdade na imunização contra o vírus mortal, que há mais de um ano atinge fortemente a humanidade.
Em reunião de negócios realizada na véspera nesta capital, os presidentes da Guatemala, Alejandro Giammattei, e da República Dominicana, Luis Abinader, condenaram a falta de solidariedade do mundo desenvolvido em uma situação de crise sanitária como a atual.
Os dois líderes foram especialmente críticos em relação ao sistema Covax – o fundo de acesso global às vacinas contra a Covid-19 promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) -, chamando-o de um fracasso.
‘O sistema Covax foi um fracasso, eu mesmo disse protestando contra essa irresponsabilidade, onde um pequeno grupo de países tem todas as vacinas e um grande número não temos acesso’, lamentou o presidente guatemalteco.
Giammattei defendeu um mundo mais cuidadoso para enfrentar a emergência sanitária causada pelo SARS-CoV-2 e as mudanças climáticas, além de reduzir a distância entre quem tem mais e menos.
Abinader compartilhou a opinião de seu homólogo e explicou que a República Dominicana já pediu ‘para poder chegar a um acordo sobre patentes para produzir’ os preparativos em nível nacional.
Como sinal de seu ‘compromisso’ com a América Latina e o Caribe, o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que seu país colocará à disposição da região as vacinas de Covid-19 o quanto antes, embora sem especificar a quantidade de doses.
Um poderoso apelo para o acesso universal à vacinação como um bem público global é esperado da Cúpula, afirmou recentemente a Secretária Geral Ibero-americana, Rebeca Grynspan.
Também para fortalecer o mecanismo da OMS Covax para distribuição equitativa desses medicamentos, disse Grynspan.
‘Inovação para o desenvolvimento sustentável – Meta 2030. A Ibero-América diante do desafio do coronavírus’, será o mote do encontro de chefes de Estado e de Governo.
mem / edu / hb/gdc