O Departamento de Turismo disse em uma diretiva que um determinado número de membros da expedição poderá tentar o cume durante a primeira ‘janela meteorológica’ disponível, relatou o The Kathmandu Post.
Outra certa figura poderá fazer sua tentativa durante outro período de tempo em que seja seguro subir, e assim por diante.
Caso o plano não funcione, os expedicionários terão que se coordenar e organizar a escalada, limitando o número a 170 pessoas por vez, informou a instituição.
De acordo com o Guinness World Records, o maior número de pessoas que chega ao cume do Everest em um único dia é de 354, com 212 escaladores do lado do Nepal, conforme registrado em 23 de maio de 2019.
Naquele ano, o governo nepalês emitiu 381 autorizações de escalada do Everest, um recorde até agora. Além disso, 10 pessoas morreram no lado nepalês, o maior número de vítimas em quatro anos.
No meio da segunda onda de Covid-19, as licenças emitidas deverão ter outro pico. Até a quarta-feira, 377 pessoas receberam permissão para escalar.
Devido à pandemia, no ano passado o Monte Everest permaneceu fechado para escaladores.
msm/abm/jcfl