Em um artigo de sua autoria publicado pela agência de notícias RIA Novosti, o político comentou que, neste momento, qualquer passo errado ou falta de paciência ‘pode mergulhar o mundo inteiro em um abismo de problemas muito complicados e representar uma ameaça de confronto militar direto’.
O ex-presidente russo enfatizou que esta crise nos laços entre Moscou e Washington pode ser ‘um terreno favorável para o surgimento de períodos ainda mais sérios’.
Disse que a frase ‘a Rússia pagará’ tornou-se parte da ‘retórica’ da atual política da Casa Branca. ‘Talvez soe muito americano, mas leva diretamente a um beco sem saída’, disse ele.
Medvedev considerou ‘semelhante’ a essência da situação atual nos laços entre a Rússia e os Estados Unidos e as tensões que caracterizaram a relação com Cuba durante a chamada Crise dos Mísseis, em outubro de 1962.
A este respeito, o vice-presidente do Conselho de Segurança russo expressou sua preocupação sobre se a atual administração dos EUA será capaz de alcançar ‘a sabedoria do compromisso’ alcançado pelos chefes dos países envolvidos nesse conflito.
oda/mml/bm