Cabrera destacou a grande influência espanhola na vida da prima ballerina assoluta cubana, que desde a infância aprendeu a dança e o uso das castanholas e compartilhou anedotas sobre suas primeiras viagens ao país europeu durante sua carreira artística.
O evento, dedicado à mais universal de Cuba, reserva a conferência teórica ‘Dejando huella al bailar’, ministrada pelo coreógrafo, fundador e diretor do Ballet Espanhol de Cuba, Eduardo Veitía.
Entre os principais convidados do concurso estão os ballets nacionais de Cuba e Espanha, Compañía de Antonio Gades, Lizt Alfonso Dance Cuba, ECOS, Habana Compás Dance, Ivette Cepeda e Tina Gutiérrez.
O evento é transmitido a partir da plataforma cubana Streaming Cuba e inclui palestras, conferências e concertos com artistas nacionais e estrangeiros, entre eles a soprano Johana Simón e a pianista Beatriz Boizán que interpretarão obras dos autores sevilhanos Joaquín e José Luis Turina.
Com o apoio do Ministério da Cultura de Cuba, da Embaixada da Espanha e da Federação das Sociedades Espanholas, o Festival fortalecerá os sólidos laços culturais entre as duas nações.
mem / chm / cm