Por meio de nota do primeiro vice-presidente do PSUV, Diosdado Cabello, a principal organização política do país sul-americano saudou o presidente cubano Miguel Díaz-Canel por sua eleição como primeiro secretário do Comitê Central do PCC .
Díaz-Canel assumiu o cargo ocupada pelo General do Exército Raúl Castro, expoente da liderança histórica da Revolução Cubana comandada pelo líder histórico Fidel Castro, e cujo legado prevaleceu na recente 8ú Congresso do Partido Comunista de Cuba.
‘Com sua grande capacidade política, suas condições morais cristalinas, sua lealdade inabalável ao legado de Fidel e Raúl, ele estará à altura do enorme desafio de liderar o partido face ao brutal bloqueio econômico ianque, a rude interferência de Washington e os efeitos adversos da pandemia ‘, diz o PSUV.
Ele também sublinhou a convicção de que os comunistas cubanos emergem fortalecidos deste congresso histórico com base em sua unidade indestrutível com o povo em torno da defesa da soberania e do socialismo.
Nesse sentido, o PSUV destacou as importantes decisões tomadas pelo PCC para fortalecer suas posições de vanguarda frente a trabalhos vitais em tempos de acirramento da luta anti-imperialista como o trabalho ideológico, a organização partidária e os vínculos com as massas.
Da mesma forma, o Partido Socialista Unido da Venezuela expressou sua confiança de que Cuba avançará na construção do socialismo e na complexa tarefa de desenvolver a economia a serviço do bem-estar do povo, apesar do bloqueio dos Estados Unidos, a pandemia da COVID-19 e problemas estruturais existentes.
mgt / wup /cm