A medida, que vigorará até 11 de maio, cobre as cidades de Tóquio e Osaka, Hyogo e Kyoto, informou o jornal Asahi Shimbun na sexta-feira.
O dispositivo estabelece que os estabelecimentos que vendem álcool e operam equipamentos de karaokê fechem suas portas durante o período juntamente com instalações comerciais com superfície superior a 1.000 metros quadrados.
Enquanto isso, os restaurantes que não servem bebidas alcoólicas podem permanecer abertos até as 20h, e os serviços de entrega e entrega não serão afetados.
Para restringir o fluxo de pessoas, as empresas de transporte público serão solicitadas a aumentar as últimas viagens diárias durante a semana e a reduzir o número de trens e ônibus que operam nos finais de semana.
As escolas não fecharão, mas serão emitidos pedidos de abstenção de atividades extracurriculares e outras que apresentem alto risco de possível infecção.
Este terceiro estado de emergência segue as decretadas em abril de 2020 e janeiro de 2021, enquanto as medidas anteriores emitidas para as prefeituras de Miyagi e Okinawa também permanecerão em vigor até 11 de maio, além do prazo original.
agp/gfa/jcfl