‘Nossas equipes trabalham com muita eficiência. Refiro-me tanto às equipes de governo quanto às equipes de administração e, como vemos agora, também aos serviços de inteligência’, exaltou Putin na reunião do dia anterior com Lukashenko.
O chefe de Estado garantiu que nas relações entre Moscou e Minsk muito já foi alcançado, mas ainda há questões que precisam ser discutidas, informou a agência de notícias Sputnik.
Explicou que no momento, os departamentos de ambos os países estão aperfeiçoando o projeto legislativo que vai lançar as bases do Estado da União.
‘É verdade que ainda há muito a ser feito, mas já foi feito o suficiente, especialmente na esfera social’, enfatizou ele.
A este respeito, o presidente bielorrusso observou que o fortalecimento da cooperação em defesa e segurança deveria estar entre as bases do Estado da União.
Durante a reunião no Kremlin, Lukashenko advertiu que a assistência nestas esferas ‘marcará as linhas que ninguém deve atravessar’, referindo-se às recentes observações de Putin em sua mensagem ao parlamento russo.
Na quarta-feira, o presidente disse que a Rússia não permitirá que nenhum Estado ‘cruze suas linhas vermelhas’, referindo-se aos interesses nacionais do país, bem como às suas relações com outras nações e organizações internacionais.
Lukashenko enfatizou que a cooperação conjunta nas áreas de defesa e segurança responderá ‘dignamente a todos aqueles que não compreendem que neste mundo louco é necessário permanecer calmo e viver em relações cordiais’.
Durante a conversa, Putin disse a Lukashenko que estava disposto a se encontrar a qualquer momento em Moscou com seu homólogo ucraniano Vladimir Zelensky para discutir as relações bilaterais.
Na terça-feira, Zelensky propôs a Putin se encontrar ’em qualquer lugar no Donbass ucraniano que esteja em guerra’.
A este respeito, o chefe do Kremlin observou que para a questão da resolução do conflito em Donbass, o líder ucraniano precisa se comunicar com as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, e só então com a Rússia, esclareceu.
oda/mml/bm