Por meio de um discurso filmado, o tradutor sérvio do livro Versos Livres, do herói nacional cubano José Martí, expôs com sólidos argumentos os motivos pelos quais Cuba sofre essas medidas arbitrárias.
Ele ressaltou que quem se atreve a se opor aos defensores da globalização causa descontentamento, pois seu principal objetivo é despersonalizar o homem e tornar sua existência sem sentido.
Trata-se, observou, de transformá-lo em um dispositivo mecânico de produção para satisfazer as necessidades de uma insaciável minoria de ricos e tudo isso sob o pretexto do chamado humanismo e da proteção dos direitos humanos.
Por isso se impôs o bloqueio total a Cuba, por isso a Sérvia foi bombardeada, por isso Gaddafi (Muammar) foi assassinado e por isso foi travada a guerra do Vietname: porque queríamos preservar a autenticidade do nosso pessoas, por não quererem se submeter ao sistema, querendo preservar nossa língua, história e cultura, disse.
O membro da Associação de Amizade Sérvio-Cubano de Belgrado encerrou sua ligação com um: Diga não ao bloqueio contra Cuba! Diga NO para seu povo, sua família, para você! Diga não para um grande SIM para a LIBERDADE!
jf / rmh / glmv