O evento, em que quartetos de cordas deliciam-se com a música do gênio de Salzburgo, tradicionalmente se realiza em vários espaços do centro histórico desta capital, mas graças ao Covid-19, transita pela primeira vez suas ações para plataformas digitais.
A partir das 09h00 locais e ao longo do dia, os grupos irão executar a obra conhecida como Integral dos quartetos de cordas de Mozart, composta por 24 peças para o formato de câmara: violino I, violino II, viola e violoncelo.
As peças serão executadas pelos quartetos cubanos: Polaris, Subdominante, Alma, Luna, Caturla, Festivo e Amadeus Mozart e podem ser apreciadas através do canal YouTube do Liceu Mozartiano de La Habana.
Segundo os organizadores, também vão partilhar os concertos online da edição do ano passado na página oficial do Facebook.
A Rota de Mozart é uma iniciativa do virtuoso violinista americano Michael Dabroski, também diretor do Festival Mozart de Vermont, em colaboração com o Liceu Mozartiano de La Habana e o Escritório do Historiador da cidade.
Leal (1942-2020), é reconhecido pelo seu notável trabalho à frente do Gabinete do Historiador da Cidade, liderando trabalhos de resgate e preservação dos valores patrimoniais desta capital.
mem / ypp / glmv