Acompanhado por outras altas autoridades do país, o presidente colocou uma coroa de louros na Tumba do Soldado Desconhecido, localizada no Altar da Nação, um monumento erguido na praça central de Veneza em homenagem ao Rei Vittorio Emanuele II.
Também participaram da cerimônia os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Roberto Fico e Maria Elisabetta Alberti Casellati, respectivamente, o primeiro-ministro, Mario Draghi, e o presidente do Tribunal Constitucional, Giancarlo Coraggio, entre outros.
Após a conclusão do ato, Mattarella visitou o Parque 17 de abril de 1944, onde colocou outra coroa de flores no monumento que lembra as vítimas da repressão nazifascista no bairro Quadraro, premiado em 2004 com a Medalha de Ouro pela Coragem Civil por seu mérito na luta de resistência.
Em mensagem transmitida na véspera por ocasião do aniversário nacional, o presidente destacou que ‘renascimento, unidade, coesão, reconciliação na nova Constituição republicana, foram os sentimentos que nortearam a reconstrução do pós-guerra’.
Agora, mais do que nunca, é necessário permanecermos unidos num esforço conjunto que nos permita ser cada vez mais fortes e reafirmar os valores e ideais que estão na base da nossa convivência civil, esse fio condutor que, desde o Ressurgimento para a Resistência, levou ao ressurgimento da Itália, ele apontou.
jha/fgg/kl