Idealizada pelo escultor Genésio Gomes Moura, a nova atração terá 43 metros de altura, incluindo o pedestal, cinco vezes mais alta que a efígie carioca.
De aço e concreto, a estátua, também de braços abertos, começou a ser construída em julho de 2019 por iniciativa da Associação dos Amigos de Cristo (AACristo), formada por voluntários. O terreno que ocupa foi doado pelas famílias que idealizaram sua construção há quase uma década, enquanto o custo foi financiado exclusivamente com doações de pessoas físicas e jurídicas.
Segundo a associação, esta será a terceira escultura de Jesus mais alta do mundo. Os demais são na Polônia (52,5 metros) e no México (76 metros).
Os braços e a cabeça já foram colocados e a obra deve ser concluída ainda este ano, com um orçamento de US$ 350 mil.
‘Com certeza é um dia de festa, de devoção’, afirmou antes do avanço da execução Gilson Conzatti, vereador e filho de Adroaldo Conzatti, político da região que apoiou a ideia.
Adroaldo, que era prefeito da cidade, morreu em março de Covid-19.
No momento, a AACristo mantém uma campanha de arrecadação de fundos em seu site e abriu um sorteio para aumentar as doações.
O trabalho, que ganhou destaque nos últimos dias quando as peças já concluídas foram levantadas, chamou a atenção do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que zombou do projeto em seu perfil na rede social Twitter.
Diante do aborrecimento, Paes recebeu uma resposta divertida de seu homólogo de Encantado Jonas Calvi, convidando-o especialmente para a abertura.
(Retirado do Orb)
/kl