A iniciativa reflete a profunda amizade e destaca os esforços do gigante asiático para conter a pandemia e contribuir para salvar a humanidade, afirmou o ministro da Saúde, Hassan al-Gobbash, em declarações à imprensa após a chegada de socorros ao Aeroporto Internacional de Damasco.
Ele esclareceu que o primeiro lote continha 150 mil doses da vacina Sinopharm e será seguido nos próximos dias por outra carga que contenha o mesmo número de injeções, o que contribuiria para completar a imunização de todos os profissionais de saúde e dos idosos. E com doenças crônicas.
A Síria recebeu 203 mil injetáveis contra a Covid-19 na última quinta-feira da plataforma global de vacinas Covax, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Ministério da Saúde desta nação árabe anunciou recentemente que planeja vacinar até 25% da população antes do final de 2021.
De acordo com dados divulgados pela carteira, o país confirmou até o momento 22.000 infecções, 15.731 recuperadas e 1.526 mortes por Covid-19.
A Síria enfrenta a pandemia em meio a um bloqueio sufocante e severas sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia, impedindo a importação de equipamentos e suprimentos médicos necessários.
jha/fm/kl