Medindo 40 centímetros de diâmetro e 125 centímetros de comprimento, o dispositivo foi encontrado a dois metros e meio de profundidade por construtores que lançaram a fundação de uma casa em Vinh Yen, a capital do território.
Enquanto os especialistas a desativavam, a polícia evacuou os residentes em um raio de 500 metros como medida de precaução.
Há algumas semanas, uma equipe especializada na detecção de dispositivos explosivos encontrou um arsenal de cerca de 500 bombas, minas e granadas de mão na província central de Quang Tri.
Mas estes são apenas os dois mais recentes entre dezenas de episódios semelhantes que ocorrem todos os anos no Vietnã, alguns com resultados fatais.
Embora a guerra tenha terminado em 1975, munições não explodidas mataram mais de 42.000 pessoas e feriram cerca de 62.000, muitas delas fisicamente incapacitadas.
Os militares norte-americanos usaram mais de 15 milhões de toneladas de bombas e minas no Vietnã, quadruplicando a quantidade usada na Segunda Guerra Mundial, tornando o Vietnã um dos países mais contaminados do mundo com munições não explodidas.
jf/asg/vmc