De acordo com diferentes meios de comunicação, o governo exigiu que os alunos da primeira e segunda séries não tenham trabalhos de casa escritos e os da terceira à sexta séries recebam apenas uma quantia apropriada para serem completados em uma hora.
Instruiu os professores do ensino médio a deixar os deveres de casa para ocupar uma hora e meia de tempo livre dos adolescentes, exortou ambos os níveis de educação a moderar as tarefas de fim de semana e feriados, e os proibiu na educação extra-escolar.
No entanto, ele solicitou a organização do currículo para garantir duas horas diárias de atividade física, incorporando conhecimentos sobre saúde, habilidades básicas de exercício e a criação de clubes esportivos.
Estas iniciativas fazem parte de um processo de revisão radical do sistema educacional da China, em meio ao crescente debate sobre as consequências psicológicas da sobrecarga de crianças e adolescentes a caminho da universidade.
Várias pesquisas alertaram que quase metade da população infantil e adolescente não tem espaço para brincar ou fazer relações interpessoais devido ao excesso de tarefas domésticas, especialmente em matemática, e aulas particulares adicionais.
Os estudos também concordaram sobre os efeitos nos horários de sono e a frustração em muitas das crianças, bem como as crescentes pressões enfrentadas por pais e filhos devido à competição na sociedade pelos melhores empregos.
Outro estudo colocou o número de crianças menores de 17 anos com problemas mentais em quase 30 milhões, principalmente devido ao dever de casa e ao vício na Internet, que também são responsáveis pelo aumento da obesidade e da miopia entre a geração mais jovem.
mem/ymr/vmc