Considerado pelos especialistas como o favorito, o filme derrotou nessa categoria O Julgamento do Chicago 7, Minari, Mank, O Pai, Judas e o Messias Negro, Uma Jovem Promissora e Sons de Metal.
O filme, um dos filmes mais aclamados e premiados durante a pandemia de Covid-19, recebeu anteriormente o Leão de Ouro em Veneza, o Globo de Ouro de melhor filme dramático e, nas últimas semanas, triunfou no British Bafta Awards, no Producers Guild Awards e no Directors Guild Awards.
Frances McDormand, vencedora do Oscar de melhor atriz nesta 93ª edição, interpreta Fern, uma mulher que perdeu seu marido e seu lar após a crise econômica e, forçada pelas circunstâncias, junta-se a uma comunidade nômade, viaja em caravanas pelo oeste do país do norte e assume empregos sazonais.
O roteiro de Zhao é inspirado no livro Nomadic Country. Sobreviventes do século XXI pela jornalista Jessica Bruder que, após três anos de pesquisa e viagens ao lado de nômades, escreveu o ensaio sobre a vida dos americanos com uma vida precária, baixos salários e mais de 12 horas de trabalho por dia.
Outros louros da noite foram para: Anthony Hopkins na categoria Melhor Ator para O Pai; a atriz coreana Youn Yuh-jung como Melhor Atriz Coadjuvante; o filme Mank nas categorias Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção; e o filme animado Soul na Melhor Música.
A Mãe de Blues, Jude e o Messias Negro, O Pai, Sons de Metal e Mank receberam duas estatuetas cada e Frances McDormand com este prêmio entra no seleto grupo de atores com a Tripla Coroa de Atuação depois de suas vitórias em Fargo de 1996 e Três Outside Ebbing de 2017, Missouri.
Esta cerimônia do 93ú Oscar diferiu em assuntos tradicionais de outras edições do festival de cinema, tais como filmes nomeados, formato, data e local: Los Angeles, no País do Norte; Londres, no Reino Unido; e Paris, na França.
mem/dgh/bm