Em seu relato no Twitter, o presidente disse que, durante vários dias, forças do Corpo de Guardas Florestais e autoridades ambientais das províncias de Holguín e Guantánamo combatem o incêndio em áreas deste importante local para a conservação da biodiversidade.
O Parque Nacional Alejandro de Humboldt é considerado a área natural protegida mais importante da nação caribenha, não só porque possui a maior riqueza e endemismo do país, mas também porque abriga o maior remanescente de ecossistemas de montanha preservados em Cuba.
Localizada ao norte das províncias de Holguín e Guantánamo, possui uma área de 79.680 hectares e seus níveis de biodiversidade e endemismo estão classificados como os mais altos das Antilhas e entre os mais altos do mundo.
Nessa área estão concentrados 2% das espécies da flora da Terra, entre as quais 905 são espécies endêmicas, quase 30% daquelas relatadas no país.
Devido a seu valor, foi declarada Patrimônio Mundial em 2001 e é o núcleo principal da Reserva da Biosfera de Cuchillas del Toa (ocupa mais da metade de sua área total), a maior e mais valiosa das quatro existentes na nação caribenha.
mem/kmg/glmv