A pandemia revela tudo o que está em jogo quando falta a proteção das vacinas, disse o Secretário-Geral da ONU António Guterres em sua conta oficial no Twitter.
Guterres, junto com várias agências do órgão multilateral, pediu para garantir que estas doses estejam disponíveis a todos que precisam delas.
Através do Twitter, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância também chamam a atenção para esta questão.
De acordo com o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, a Semana Mundial de Imunização está sendo realizada este ano sob o tema Vacinas que nos aproximam mais.
A ideia é mostrar como a vacinação nos conecta com as pessoas, objetivos e momentos que mais nos importam, ajudando a melhorar a saúde de todos, em todos os lugares, ao longo da vida, disse a porta-voz.
A este respeito, a OMS enfatizou que as vacinas ajudarão a acabar com a pandemia de Covid-19 ‘para que possamos finalmente estar mais próximos uns dos outros novamente’.
De 24 a 30 de abril, a Semana Mundial de Imunização tem como objetivo promover a imunização para proteger contra diferentes doenças.
Este dia, proclamado em 2012, ganha agora uma importância especial em meio à pandemia, quando a ONU insiste que é urgente concentrar esforços para fechar a lacuna da vacinação, pois enquanto os países mais ricos concentram a maior parte das doses, muitos países em desenvolvimento não têm nenhuma.
Todos os anos, a OMS aponta, a imunização salva milhões de vidas, razão pela qual é amplamente reconhecida como uma das intervenções de saúde mais eficazes com os melhores resultados.
jf/ifb/bm