O Ministro da Defesa de Cingapura, Ng Eng Hen, e seu homólogo malaio, Ismail Sabri Yaakob, realizaram uma reunião por videoconferência, na qual concordaram em retomar os compromissos quando a situação da Covid-19 melhorar.
Em uma declaração, o Ministério da Defesa de Cingapura disse que, embora a pandemia provavelmente impeça um exercício em larga escala, uma versão reduzida será realizada este ano para sinalizar o ‘forte compromisso’ dos países membros com o pacto de segurança.
Além de Cingapura e da Malásia, o acordo também inclui a Austrália, Nova Zelândia e Grã-Bretanha.
Os ministros também discutiram os desafios comuns de segurança, particularmente o terrorismo, a ciber-segurança e a segurança marítima.
Eles discutiram o enfrentamento dessas ameaças transnacionais através da cooperação com outros países em plataformas multilaterais regionais, tais como a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Um serviço de inteligência antiterrorista multilateral baseado em Singapura é também uma importante iniciativa regional para fornecer inteligência oportuna e acionável para os países envolvidos, acrescentou a declaração.
Na reunião, Ng também convidou Sabri para participar do 19ú Diálogo Shangri-La em junho e, ao mesmo tempo, fazer sua visita introdutória a Cingapura como ministro da defesa, acrescentou a fonte.
mem/lp/vmc