O evento será realizado sob o tema ‘Toda a sociedade se aproxima para superar a divisão digital’, de acordo com os organizadores.
Por ocasião do evento, o presidente da 75ª sessão da Assembleia Geral, Volkan Bozkir, destacou como as tecnologias digitais são uma linha de vida para milhões de pessoas durante a pandemia da Covid-19.
Entretanto, quase metade da população mundial está offline e não pode trabalhar, aprender e negociar online, advertiu em sua conta oficial no Twitter. No início deste ano, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, alertou que a pandemia expôs uma enorme lacuna no acesso a ferramentas digitais, incluindo grandes disparidades de gênero.
Para aproveitar ao máximo a revolução tecnológica, a lacuna que impede que milhões de pessoas atinjam seu potencial deve ser urgentemente fechada, disse ele na ocasião.
Além disso, Guterres fez referência ao último relatório sobre tecnologia e inovação, produzido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.
De acordo com esse relatório, haverá sérias consequências para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se as comunidades pobres forem esmagadas ou deixadas para trás pela nova onda de tecnologia.
agp/ifb/bm