O encontro, convocado pela Federação Europeia de Sociedades Imunológicas (EFIS), vai reunir especialistas dos Estados Unidos, Alemanha, Suíça, França e outras nações, que vão avaliar o desenvolvimento desta especialidade e as suas principais contribuições para o futuro da medicina.
De acordo com o site do EFIS, a mensagem de abertura do encontro digital será dada pelo diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci.
Além disso, haverá uma mesa redonda, também virtual, com um painel de especialistas internacionais e moderada por editores de revistas científicas.
Sob o lema Imunologia no tempo da Covid-19: conquistas e oportunidades, ao longo do dia, nas redes sociais da entidade europeia, será publicada uma série de vídeos curtos para ouvir o pensamento de jovens imunologistas de todo o mundo, acompanhado do rótulo # DíadeImmunología2021.
O Dia Internacional da Imunologia foi comemorado pela primeira vez no dia 29 de abril de 2005, por iniciativa do EFIS.
Dois anos depois, tornou-se uma comemoração de classe mundial com o objetivo de fortalecer a consciência pública sobre a imunologia, como um dos alicerces da saúde e do bem-estar humano.
EFIS é uma organização sem fins lucrativos que representa 35 sociedades europeias de imunologia, incluindo também associações da Eurásia e do Oriente Médio.
Reúne quase 14 mil pesquisadores e médicos que atuam nas áreas de imunologia e alergologia.
A imunologia é um dos ramos médicos com o maior número de ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, já que detém mais de vinte dos prêmios concedidos desde 1901.
Referindo-se recentemente à importância desta especialidade, a médica cubana Consuelo Macías, diretora do Instituto Nacional de Hematologia e Imunologia da nação caribenha, disse que este ramo passa da profilaxia à imunização para a prevenção, diagnóstico e atendimento médico especializado.
‘Constitui uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de pesquisas biomédicas de alto nível, que aprofunde o conhecimento científico e gere novos produtos e tecnologias’, afirmou.
msm / cdg / fav