De acordo com o site El Parlamentario, a iniciativa, aprovada por unanimidade no Senado em março passado, será debatida em uma sessão liderada pelo presidente do Comitê, o legislador Hernán Pérez.
Com a aprovação da Câmara Alta, o projeto visa suspender até 31 de dezembro de 2021 a expiração dos partidos políticos por não terem podido realizar eleições internas para a renovação das autoridades ou por não terem o número mínimo de filiações devido à pandemia da Covid-19.
Por outro lado, estabelece que o dinheiro não executado em 2020 em termos de treinamento que não pôde ser realizado será reservado para o exercício 2021 e as sanções para o não desenvolvimento desses cursos serão suspensas.
A este respeito, observa que os grupos podem destinar esse dinheiro para ‘incorporar novas tecnologias que permitam que o treinamento seja ministrado digitalmente’.
O projeto havia sido enviado no final do ano passado pelo Poder Executivo em meio à preocupação expressa unanimemente pelos procuradores dos partidos nacionais e provinciais devido às dificuldades que suas forças políticas tinham para cumprir com todos os compromissos estabelecidos no contexto da emergência sanitária.
jf/may/bm