Durante seu discurso virtual na reunião do Conselho Intergovernamental Eurasiático, com sede na cidade russa de Kazan, Marrero agradeceu o convite para o encontro, formado por chefes dos executivos dos Estados membros.
O evento é liderado pelo primeiro-ministro do Cazaquistão, Askar Mamin, país que atualmente preside a UEE, e por seu homólogo russo, Mijael Mishustin, responsável pela sede do fórum.
Também participam altos representantes dos outros países membros da UEE: Belarus, Armênia e Quirguistão, bem como Moldávia, Uzbequistão e Cuba, os três últimos com status de observador.
Em sua mensagem, a manchete lembrava que nos últimos meses as autoridades cubanas conversaram com os chanceleres dos países membros do bloco para trocar ideias sobre as possibilidades de aumentar a cooperação, tanto no âmbito do bloco como no âmbito bilateral.
Destacou que Cuba atribui grande importância às relações econômicas, comerciais, financeiras e de cooperação com os Estados da UEE.
Nesse sentido, destacou as possibilidades de ampliar e fortalecer o intercâmbio em áreas como comércio, energia, transportes, turismo, siderurgia, mineração, saúde, indústria farmacêutica e biotecnologia.
Além disso, ratificou a disposição de Havana de colaborar na implementação das diretrizes estratégicas para o desenvolvimento da integração econômica da Eurásia até 2025.
Marrero destacou que tais planos correspondem à Estratégia Econômica e Social e ao Plano Nacional para o desenvolvimento econômico e social cubano até 2030.
Pela parte cubana, comparece presencialmente o Embaixador de Cuba na Federação Russa, Julio Garmendía, nomeado por seu Governo como representante permanente frente à Comissão Econômica Eurasiática.
oda / mml/cm