De acordo com as leis, o feriado não pode ser suspenso por ocasião do evento que é comemorado a cada 1ú de maio, mas é obrigatório respeitar o toque de recolher estabelecido durante os fins de semana a partir das 20:00 de hoje à noite até as 05:00 de segunda-feira.
A disposição se aplica de 23 de abril a 20 de maio em Azuay, Imbabura, Loja, Manabí, Santo Domingo de los Tsachilas, Guayas, Pichincha, Los Rios, Esmeraldas, Santa Elena, Tungurahua, Carchi, Cotopaxi, Zamora Chinchipe, El Oro e Sucumbios.
De acordo com as autoridades, a restrição ajudará a reduzir a alta incidência de infecções Covid-19 nesses territórios, enquanto alivia a situação dentro dos hospitais, cujos serviços de tratamento de pacientes com a doença estão superlotados.
Como parte do plano atual, centros comerciais, restaurantes e parques serão abertos hoje à população, enquanto haverá circulação livre de veículos, mas o confinamento será mantido a partir das 20:00 até segunda-feira. Os dados fornecidos pelo Comitê de Operações de Emergência indicaram que a medida aplicada no último fim de semana já produziu resultados positivos no nível epidemiológico, bem como no cumprimento da regra de proibição de eventos sociais e multidões, que diminuiu.
Até o dia anterior, o país acumulou 380.689 casos confirmados com teste PCR e as mortes no contexto da emergência sanitária chegaram a 18.552.
oda/scm/bm/gdc