Ao falar esta quinta-feira no programa de televisão Mesa Redonda , o director-geral da Empresa de Seguros Nacionais (ESEN) do Ministério das Finanças e Preços, Fermín Mesa, explicou 11 medidas em que dão atenção à análise de risco, a aplicação de seguros e os cálculos para se apurar os custos e rendimentos
Mesa mencionou que é possível contratar seguros em quase todas as produções, sejam elas agrícolas, pecuárias ou patrimoniais, que podem ser protegidos dos riscos causados por ciclones, ventos fortes, inundações, secas, incêndios, deslizamentos de terra, pragas e doenças, entre outros acidentes.
Na opinião do presidente da Organização Superior de Direção Empresarial Caudal, Roberto Vázquez, há pouca percepção dos camponeses sobre a importância deste tema, para o qual traçaram uma estratégia de comunicação que implementarão em breve.
Atualmente, apenas 25% do setor agrícola está segurado, um número insuficiente, disse Vázquez. Por sua vez, executivos do Banco Central de Cuba (BCC) e do Banco de Crédito e Comércio (Bandec) explicaram como o sistema bancário se prepara para apoiar as 63 medidas recentemente aprovadas pelo Governo para solucionar problemas estruturais, organizacionais, produtivos e econômicos. problemas -financeiros no uso e posse da terra.
Trata-se de contribuir para o aumento dos rendimentos e da produtividade do setor a partir da experiência adquirida pelos bancos no financiamento da agricultura cubana, por meio de políticas específicas de crédito para agricultores independentes e cooperativas agrícolas, destacaram. O primeiro vice-presidente do BCC Francisco Mayobre referiu que no ano passado o financiamento do sector bancário ao sector representou cerca de 31% dos empréstimos aprovados, o que mostra a prioridade dada à produção alimentar.
Mayobre explicou que a partir de janeiro o ordenamento monetário implicou em aumento de preços de insumos e serviços, o que gerou aumento de despesas e, claro, maiores pedidos de financiamento, o que também gerou reajustes e criação de alternativas para solucionar essa novo cenário.
Neste sentido, foi aprovada a manutenção da concessão de créditos com base na análise de risco com as garantias necessárias, bancarização e serviços aos produtores e a criação de um banco de desenvolvimento com o orçamento do Estado, destinado a linhas estratégicas com baixas taxas de juros .
oda / lpn / cm