Esse número corresponde a mais da metade das 2.616 mortes ocorridas desde março de 2020, quando foram detectados os primeiros casos positivos de SARS CoV-2, o vírus que causa Covid-19, totalizando 198.428 até o momento.
Com uma população de apenas três milhões e meio de habitantes, o Uruguai estava entre os países com a maior distribuição proporcional de Covid-19 por dia, e este dia contou mais 2.702 novos casos, de uma média estável de 3.000.
No final do quarto mês do ano, o Grupo Consultivo Científico Honorário (GACH) notou o fracasso do slogan recomendado de ‘blindagem de abril’, que agora foi transferido para maio, mas desta vez com manifesto ceticismo, não importa quanto progresso a vacinação de imunização esteja fazendo.
A GACH reiterou em um relatório recente a necessidade de medidas drásticas para reduzir a mobilidade e pediu extrema cautela com o reinício do ano letivo anunciado pelo presidente da nação, Luis Lacalle Pou, a partir da próxima segunda-feira.
Atualmente há 27.989 pacientes ativos, 548 deles em centros de cuidados críticos, sobre os quais a Sociedade de Medicina Intensiva reiterou que a política de fornecer mais leitos é insuficiente com os mesmos recursos humanos qualificados exauridos.
ga/hr/bm