5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Abril e seus recordes da Covid-19 em Cuba

Abril e seus recordes da Covid-19 em Cuba

Havana, 3 mai (Prensa Latina) Os registros nem sempre são positivos e, se aparece uma cifra associada a informações sobre a Covid-19, esses resultados máximos geralmente geram muita ansiedade.

A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, que causa esta doença, tornou-se um assunto para todos, ou pelo menos de interesse para a grande maioria.

As informações na mídia, nas redes sociais, até mesmo as conversas (virtuais ou presenciais) giram em torno do número de casos confirmados, mortes, recuperações, suas sequelas, melhores tratamentos, avanços no desenvolvimento de candidatos a vacinas e a notificação de variantes do vírus, talvez mais contagiosas e até mais letais.

Em Cuba, à medida que 2021 avança, a situação epidemiológica deste coronavírus se torna mais complexa, e o mês de abril acabou sendo o mês mais desastroso desde que os primeiros casos foram relatados no dia 11 de março do ano passado.

Com um registro de 31.346 diagnósticos (uma média de 1,44 por dia) e 229 mortes devido a complicações associadas à doença (com um máximo de 18 casos notificados em um dia), o quarto mês do ano apresenta os números mais altos.

Durante 2020, estes números eram impensáveis no país caribenho, pois o relatório de mais de 100 casos confirmados em um dia e uma morte já era motivo de alarme.

Recentemente, o Ministro da Saúde Pública, Jose Angel Portal advertiu que o terceiro surto de Covid-19 na maior das Antilhas é mais do que um risco, é um grande perigo.

Ele insistiu que somos obrigados a reduzir o alto número de pessoas infectadas, caso contrário tal situação colocaria o sistema de saúde em xeque e arruinaria os esforços feitos.

Justamente em abril, foi registrada a primeira perda de uma paciente pediátrica com Covid-19, uma menina de quatro anos com uma doença oncológica avançada.

O presidente cubano Miguel Diaz-Canel disse em seu relato no Twitter que esta dolorosa notícia marca um antes e um depois no curso da pandemia no país, que havia passado até aquele momento sem relatar mortes pediátricas.

Até agora, mais de 13.000 crianças menores de 18 anos foram diagnosticadas com a infecção, 94 por cento das quais se recuperaram (não livres de sequelas, ainda sob investigação); mas todos os dias o número de crianças hospitalizadas com o vírus ativo ultrapassa 700, algumas chegando mesmo a atingir estágios graves e críticos da doença.

Atualmente, há também um aumento no número de mulheres grávidas e pós-parto com Covid-19, um grupo de alto risco por causa das complicações que podem se desenvolver.

De março a dezembro de 2020, 110 mulheres grávidas e pós-parto infectadas foram tratadas; entretanto, nos primeiros quatro meses de 2021, o número aumentou para mais de 700 e a morte de uma mãe que acabara de dar à luz seu bebê, que nasceu saudável, foi lamentável, segundo o Ministério da Saúde Pública.

Todos esses dados nos movem e nos alertam sobre os perigos da doença e não são apenas números, atrás de cada um deles há uma história, uma vida, uma família, o esforço de um país.

Mas nem todas as notícias do mês de abril foram ruins; nesse período, os estudos clínicos para o desenvolvimento dos candidatos cubanos à vacina anti-Covid-19 continuaram a avançar a bom ritmo e com resultados encorajadores, de acordo com os especialistas.

Soberana 02 e Abdala estão em fase III de testes com voluntários de várias províncias; ambas as propostas também estão passando por estudos de intervenção em grupos de alto risco, incluindo cientistas e pessoal de saúde.

Este país caribenho também tem três outros candidatos em diferentes estágios de testes clínicos: Soberana 01, Soberana PLUS e Mambisa, estes dois últimos para convalescentes, úteis como reforços em esquemas de imunização.

Há também planos para iniciar estudos na faixa etária pediátrica com Soberana 02 e Soberana 01, e com Abdala.

Cuba espera imunizar toda a sua população neste ano; entretanto, especialistas e autoridades sanitárias insistem que até agora a solução mais segura e eficaz para enfrentar a Covid-19 é o cumprimento das medidas de orientação higiênico-sanitária.

msm/rbp/alb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES