O órgão legislativo recebeu na semana passada, para sua avaliação, a lista de cidadãos indicados para fazer parte do novo conselho da CNE, composta de cinco reitores principais e 10 suplentes.
Ao apresentar a lista de candidatos ao mais alto órgão eleitoral, o chefe do Comitê de Nomeações Eleitorais, Deputado Giuseppe Alessandrello, destacou o extenso trabalho de análise das propostas apresentadas pelos setores sociais, políticos e acadêmicos do país.
Da mesma forma, o presidente do Parlamento Jorge Rodríguez enfatizou o cumprimento dos parâmetros estabelecidos no desenvolvimento do processo, especialmente a transparência e o diálogo permanente.
Rodríguez reiterou o caráter democrático da sociedade venezuelana, ratificando a via eleitoral e o apoio do voto popular como única forma de acesso ao poder na Venezuela.
A renovação da CNE e a recente revogação da Lei dos Períodos Constitucional e Jurídico dos Poderes Públicos, abrirá as portas para a realização de mega eleições na nação este ano.
Resultado de um processo de diálogo entre as principais forças políticas do país, a decisão lançou as bases para novas eleições a serem realizadas em 2021 para eleger 23 governadores e 335 prefeitos.
A possibilidade de o Conselho Nacional Eleitoral solicitar a eleição simultânea das mais altas autoridades estaduais e municipais veio de vários setores e grupos da oposição venezuelana.
jf/wup/bm