Esse montante representou um acréscimo de 18,5 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, especificou o Ministério do Plano e Investimentos.
O Vietnã foi confirmado como o primeiro recebedor de capital estrangeiro no Sudeste Asiático e o oitavo no mundo, comemorou o chefe do Departamento de Investimentos Estrangeiros do Ministério, Do Nhat Hoang.
Os projetos que mais receberam recursos foram duas usinas de gás liquefeito em execução apoiadas por Cingapura (3,1 bilhões de dólares) e a usina O Mon (1,13 bilhões de dólares), nas províncias meridionais de Bac Lieu e Can. Tho, respectivamente.
Entre os 17 setores que atraíram investimentos estrangeiros, os maiores destinatários foram a indústria de processamento e manufatura e a geração e distribuição de eletricidade, com mais de 40% do total em cada caso.
Os três maiores emissores de capital para o Vietnã no período de quatro meses foram Cingapura (mais de 5,6 bilhões de dólares), Japão (2,2 bilhões de dólares) e Coréia do Sul (1,3 bilhão).
Cerca de 33 mil projetos operam no país da Indochina em regime de investimento estrangeiro, cujo capital social ultrapassa 400 bilhões de dólares. Os investidores vêm de mais de 100 países e territórios.
mem/asg/jcfl