Esta operação de comércio exterior representou 760 mil 288 bolivianos (cerca de 110 mil dólares), disse o presidente através da rede social Twitter, que garantiu que o seu Governo trabalha para consolidar novos mercados internacionais.
A empresa Yacana foi criada em 16 de abril de 2014 com a missão de fornecer matéria-prima, produção, industrialização e comercialização de produtos do complexo produtivo têxtil – setor camelídeo.
Em julho de 2017, como uma saudação aos 208 anos do Grito Libertário contra o colonialismo espanhol, o então chefe de estado, Evo Morales, inaugurou a fábrica de tecidos de camelídeos no parque industrial Kallutaca, na cidade de El Alto.
Dois anos depois, em setembro de 2019, a ministra do Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural, Nélida Sifuentes, divulgou a exportação de sete toneladas de fibra de alpaca para o Reino Unido.
Porém, a partir de novembro daquele ano, as operações daquela indústria inicialmente voltada para o atendimento ao consumo interno foram afetadas com o golpe que deposto Morales.
A Bolívia experimentou um crescimento importante de camelídeos na última década (tem cerca de 3,2 milhões de cabeças entre lhamas e alpacas) e o atual governo aposta que seu negócio extra-fronteiriço se tornará uma alternativa econômica em seu altiplano, segundo especialistas.
mgt / znc/bm