Ontem à noite, um dispositivo explosivo detonou em uma agência do Banco Estado, no shopping Apumanque, no rico bairro de Las Condes, causando danos significativos à área de caixas eletrônicos e escritórios, sem que nenhuma baixa tenha sido relatada.
Após a explosão pessoal do Grupo de Operações Policiais Especiais (GOPE) dos Carabineros, isolou a área.
O general Jean Camus, chefe da zona leste de Santiago dos Carabineros, disse à imprensa que, segundo relatos iniciais, por volta das 21 horas, hora local, dois indivíduos chegaram em uma motocicleta, um deles entrou na área do caixa eletrônico e, pouco depois de sair, ocorreu a explosão.
O prefeito de Las Condes, Joaquín Lavín, disse à imprensa que o incidente ‘não tinha como objetivo roubar dinheiro do caixa eletrônico’, embora não tenha dado mais detalhes sobre esta estimativa.
Enquanto isso, o procurador da região Sul Metropolitana, Héctor Barros, foi ao local para iniciar as investigações pertinentes.
Nenhuma nota ou panfleto alegando responsabilidade pelo ataque foi encontrado no local, embora relatórios da mídia local indiquem que poderia ser obra de um grupo anarquista.
mgt//rc/ bm