O serviço meteorológico nacional avisou que entre esta quarta-feira e amanhã o fenômeno impactará os territórios de Xinjiang, Qinghai, Ningxia, Shaanxi, Shanxi, Mongólia Interior e Gansu. Os dois últimos serão os mais afetados.
No alerta se pediu a população desses lugares a ficar em casa e se proteger no caso de sair às ruas, pois haverá uma grande concentração de poeira e partículas de areia flutuando na atmosfera.
Também se aconselhou aos motoristas a dirigirem devagar e estarem prontos para enfrentar a má visibilidade nas vias públicas.
Desde meados de março, o norte da China registra uma sucessão de tempestades de areia, sempre acompanhadas de fortes ventos e responsáveis pelo agravamento da poluição ambiental a altos níveis de perigo.
Na semana passada, Gui Hailin, chefe de previsões do serviço meteorológico nacional, disse que vendavais movem areia de áreas áridas da Ásia Central para a China e que tais condições podem persistir até o verão.
Ele citou a combinação de altas temperaturas e pouca chuva em fevereiro passado como os fatores por trás do aumento desses eventos neste ano.
Segundo dados oficiais, abril de 2021 foi o mês com mais tempestades nas últimas duas décadas na China.
ga / ymr / hb