No entanto, o número de mortes aumentou para 123.228 devido ao relatório de 348 mortes no dia mais recente, de acordo com a contagem diária da Prensa Latina baseada no relatório CPCE.
Com as estatísticas da noite passada, o número total de pessoas infectadas atingiu 4.599.70, no limiar da marca dos cinco milhões desde o surto de Covid-19 nos países ao sul do Saara no início do ano passado.
Apesar destas estatísticas, que podem ser consideradas encorajadoras em comparação com as registradas em países de outros continentes, a espada de Dâmocles dos efeitos de uma disseminação incontrolável da doença paira sobre a África, de acordo com um prognóstico baseado nas fraquezas da grande maioria dos países africanos.
Sistemas de saúde pública fracos, higiene ambiental precária, pragas, habitações superlotadas e pior, em campos de refugiados devido a conflitos armados, além de uma seca incessante, são os fatores que levam a temer o pior para o continente se a pandemia continuar seu ritmo de propagação.
agp/msl/bm